Em um passado não muito distante, talvez apenas alguns anos atrás, seria impensável para um aluno dizer que gostaria de trabalhar com animação, fazer o curso de animação na faculdade. De forma muito inocente, os pais desse estudante poderiam pensar que ele estava falando do ramo da comédia. Talvez acreditassem que o seu filho ou filha tivesse o desejo de interpretar papéis engraçados na televisão ou no teatro – um belo trocadilho com a palavra “animação”.

Porém, hoje vivemos em uma época em que a palavra “animação” tem um significado próprio e completamente diferente do que poderia ter no passado. Até mesmo os mais leigos no assunto conseguem associar esse termo a produções cinematográficas de peso, como aquelas produzidas por grandes estúdios de animação.

Hoje, a animação não é um “bicho estranho”. Trata-se de um ramo respeitado, premiado e desejado por profissionais da área e também estudantes que estão chegando na idade de decidir o que fazer profissionalmente.

Desenho de um profissional de animação trabalhando

Ilustração de animador em um computador (fonte: Shutterstock)

Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar alguns detalhes interessantes a respeito da área de animação, tais como:

  • O que é animação

  • Os tipos de animação

  • O que faz um estudante de animação

  • Os programas usados para criar animações

  • A diferença entre a animação e as outras formas de arte

  • O mercado de trabalho e os salários

  • As áreas de atuação do profissional

  • Cursos, faculdades e universidades disponíveis

São muitos detalhes associados a esse assunto, que é muito rico. Portanto, se você quer saber mais a respeito do mercado de animações, do curso de animação (antes chamado de Produção Multimídia, atual Design de Animação) e outros detalhes relacionados a esse tema, continue a leitura!

animação: o que é?

Mas afinal, o que é uma animação? Esse termo provém do latim “animae significa “alma” ou “sopro de vida”. A animação, portanto, significa “dar vida” a objetos estáticos através de vários processos. Os desenhos animados talvez representem o melhor exemplo de animação.

E engana-se quem pensa que essa arte é um conceito atual. Historiadores concordam que o primeiro desenho animado foi criado em 1908 pelo francês Émile Cohl. A produção, batizada de Fantasmagorie, utiliza o processo de desenhos sequenciais para criar a ideia de continuidade na imagem – técnica usada até hoje na animação.

Fantasmagorie – o primeiro desenho animado da história

Hoje, além de poder ser categorizada como uma arte, a animação também ganhou status de ciência. Como as técnicas para a produção estão cada vez mais avançadas (e o público cada vez mais exigente), investe-se muito em pesquisa e desenvolvimento para a criação de novos métodos para se trabalhar com animações.

Tipos de Animação

Ao falarmos sobre esse assunto, é preciso ficar claro que não existe apenas um tipo de animação. Na verdade, com base no processo utilizado para a criação do produto final, podemos categorizar essa arte de diferentes formas.

A seguir, vamos conhecer os tipos de animação mais utilizados no mundo.

Animação tradicional ou clássica

Esse é o tipo mais antigo e que por muito tempo foi o mais utilizado. A animação é criada frame a frame, ou seja, cada quadro é totalmente desenhado à mão em um papel.

Trata-se de um processo bastante trabalhoso, mas que foi responsável por criar algumas das animações mais conhecidas das últimas décadas. Os maiores exemplos são as produções da Disney, desde as superclássicas Branca de Neve e os Sete Anões e Fantasia até as clássicas mais recentes, como Rei Leão, A Pequena Sereia, Cinderela e Aladdin).

Animação DIGITAL EM 2D

Animação 2D

Cena de animação 2D (fonte: Shutterstock)

A animação 2D foi a primeira variação a ser criada com as novas tecnologias e avanços da era digital. Apesar disso, esse método ainda usa os mesmos princípios da animação tradicional (com a animação de quadros sequenciais) com a vantagem de ser mais ágil e demandar menos tempo para se chegar ao resultado final.

No entanto, a animação 2D também criou novas formas de criar desenhos animados usando a técnica de “rigging(ou “esqueleto”). Esse método permite animar partes separadas de um mesmo desenho e geralmente é usado em conjunto com os princípios da animação clássica.

Animação DIGITAL EM 3D

A animação digital em 3D usa princípios totalmente novos para criar animações. Em vez de se concentrar na criação dos quadros sequenciais, imagens geradas por computador a partir de cálculos matemáticos são capazes de criar personagens, cenários e objetos através da modelagem 3D. A movimentação dessas criações, bem como o trabalho com a iluminação e movimentação da câmera é o que gera a sensação de continuidade entre as cenas.

Atualmente a animação em 3D é o tipo mais utilizado pela indústria. Não somente filmes baseiam-se nessa técnica, mas séries, jogos e até algumas empresas já se valem desse formato para criar suas peças publicitárias.

STOP MOTION

O Stop Motion é um tipo de animação que geralmente utiliza objetos e modelos reais capturados por uma câmera. Os personagens e cenários são movimentados e fotografados quadro a quadro. A composição final, geralmente realizada por meio de softwares de edição, é o resultado desse processo bastante trabalhoso, mas com muita personalidade.

Produções clássicas e muito populares se valeram dessa técnica. Eis alguns exemplos: James e o Pêssego Gigante (1996), O Estranho Mundo de Jack (1994), A Noiva Cadáver (2004) e A Fuga das Galinhas (2000).

Processo de animação stopmotion

Animador fotografando frame para animação em stop motion (fonte: Shutterstock)

MOTION GRAPHICS

O foco do Motion Graphics não é necessariamente contar uma história ou apresentar um personagem. Nesse tipo de animação, as formas, textos e cores são utilizados para transmitir uma mensagem, causar reflexão ou simplesmente entreter o público.

Por conta de sua versatilidade e usos variados, o Motion Graphics é bastante utilizado em comerciais, propagandas de TV, vídeos explicativos e logos animados.

Outros tipos de animação

Como a área da animação tem evoluído de forma muito rápida, é normal que novos métodos e técnicas surjam com o tempo. Por isso, outros tipos de animação poderiam ser citados aqui, como a Rotoscopia, a animação de Quadro Branco (Whiteboard), a animação mecânica e muitas outras. 

Alguns também consideram que certos tipos de animação deveriam ser apenas considerados estilos diferentes. Porém, como o resultado é, muitas vezes, bem diferente, não seria errado categorizá-los como tipos distintos de animação.

Equipe de animadores trabalhando

Animadores no computador (fonte: Shutterstock)

AS PROFISSÕES NA ÁREA DE ANIMAÇÃO

Uma das principais dúvidas para quem está buscando uma opção de carreira é com relação às formas de atuação. Na área de animação não é diferente, já que ela admite várias funções diferentes.

Temos um texto só sobre o mercado e as profissões de animação, mas segue aqui um resumo:

  • Artista 2D/3D: cria cenários, personagens e objetos que serão usados na edição para a criação da animação;

  • Animador 2D/3D: seleciona e organiza os diferentes componentes de uma animação para criar o produto final;

  • Roteirista de animação: profissional responsável por criar a estrutura sob a qual a animação é construída, estabelecendo elementos como a história, contexto, referências, marcações de cenas etc.;

  • Produtor de animação: planeja e executa as ações necessárias para o andamento e finalização da animação, o que pode incluir a contratação de profissionais, captação de recursos e cumprimento de cronograma;

  • Diretor de animação: coordena a execução da animação, definindo a técnica utilizada, bem como composição, cenários e a edição final do material;

  • Designer de personagem: cria personagens e todos os seus elementos, com grande detalhamento e foco nas suas características físicas, movimentação, figurino e outros aspectos;

  • Efeitos visuais: profissional responsável por criar os efeitos visuais que realçarão a animação e que serão usados em projetos audiovisuais, como filmes, séries, comerciais e nas próprias animações.

Essas são apenas algumas – as principais – profissões que um estudante de animação pode sonhar em ocupar depois que estiver formado. Porém, vale ressaltar que, como em qualquer outra área de atuação, a variedade de postos de trabalho pode ser grande e diferentes nomes podem ser dados a atividades semelhantes.

Além disso, é importante destacar que áreas de atuação diferentes exigem habilidades distintas. Cargos mais ligados à gestão exigem habilidades diferentes daqueles que são puramente técnicos, embora todos demandem certo grau de conhecimento técnico e comportamental.

SALÁRIO EM ANIMAÇÃO

Os ganhos financeiros de um profissional que trabalha com animação podem variar de acordo com uma série de fatores – assim como praticamente qualquer profissão. O nível de conhecimento e experiência, a área de atuação, o porte da empresa e até mesmo o local da vaga são alguns dos aspectos que podem determinar o salário.

Aliás, esta é uma área em que é possível trabalhar-se remotamente: há até profissionais que atuam em projetos internacionais a partir do Brasil.

Um profissional que trabalha diretamente com animação (cargos técnicos, como artista 2D/3D, animador 2D/3D ou editor de animação) pode ter um salário inicial médio de R$ 1.800 por mês. Nesses mesmos cargos, profissionais mais experientes e bem colocados no mercado de trabalho podem chegar a ganhar R$ 8.000 por mês.

Cargos ligados à gerência (produtor e diretor de animação, por exemplo) tendem a possuir um salário inicial e salário de teto maior. A média salarial desse segmento é de R$ 2.678,40 por mês, salário médio bruto calculado com base em informações salariais de diversos profissionais ligados à área de animação.

Animadores trabalhando em escritório

Animadores no computador e tablet (fonte: Shutterstock)

Áreas de atuação em animação

Outra dúvida comum de quem pensa em fazer um curso de animação é: em que tipo de empresas vou trabalhar? Esse é um questionamento válido, especialmente porque algumas profissões já estão com os campos saturados, não restando muito espaço para novos profissionais. Esse não é o caso do ramo de animação.

Quem se forma em uma faculdade de animação tem uma ampla variedade de áreas para atuar. Veja alguns exemplos:

  • Emissoras de TV e produtoras para a internet;

  • Agências de publicidade e propaganda;

  • Grandes estúdios de animação;

  • Estúdios de animação independentes;

  • Estúdios de jogos;

  • Setor educacional (escolas, faculdades etc.);

  • Setor governamental (prefeituras, repartições ligadas ao estado etc.)

Freelancers

Além dessas diversas áreas de atuação (e muitas outras que poderiam ser citadas), o profissional formado em uma faculdade de animação sempre pode atuar de forma autônoma.

Aqueles que preferem esse regime de trabalho são os que prezam por um pouco mais de independência e a possibilidade de mudar com frequência de projeto ou trabalhos.

Mercado internacional

Também é importante destacar que, embora o mercado nacional esteja em franca expansão, muitos são aqueles que optam por trabalhar em outros países.

Em nações como os Estados Unidos e países da Europa, há diversas oportunidades para aqueles que dominam um idioma estrangeiro, o que certamente traria uma experiência profissional (e de vida) totalmente nova.

ferramentas e programas usados
no dia a dia

Se formos considerar a animação tradicional (ou clássica), um bloco de papel e lápis já seriam o suficiente para criar uma animação nesse formato. Porém, ao surgir a pergunta sobre as ferramentas e programados usados no dia a dia dos profissionais de animação, a dúvida principal é com relação aos softwares utilizados nas animações digitais, especialmente 2D e 3D.

É por isso que vamos separar esta seção exatamente dessa forma: os programas e ferramentas mais usados em animações 2D, 3D e os softwares de apoio para essas áreas de atuação.

Ferramentas da área criativa

Ilustração de ferramentas usadas na área criativa (fonte: Shutterstock)

programas de animação

Estes são alguns dos softwares mais utilizados na área de animação:

  • Toon Boom Harmony: o principal programa de animação usado por grandes estúdios e um dos responsáveis por revolucionar a indústria de animação 2D;

  • Adobe Animate (antigo Adobe Flash): uma das primeiras ferramentas de animação 2D e escolha principal de muitos profissionais da área;

  • Adobe After Effects: embora o foco do software seja aqueles que trabalham com Motion Graphics, muitos usam o programa como porta de entrada no mundo das animações, principalmente em infográficos;

  • TVPaint Animation: programa que moderniza o processo de criação de animações clássicas, tornando-o mais rápido e prático;

  • Photoshop: muito utilizado para a criação de animações frame a frame, embora não seja um programa que foi concebido para esse fim;

  • Autodesk Maya: software padrão para os maiores estúdios de animação e a escolha principal de muitos profissionais da área devido aos melhores recursos disponíveis;

  • Autodesk 3ds Max: muito parecido com o Maya, esse programa também é usado para modelagem, animação, simulação e renderização avançados, sendo também a escolha de profissionais da área de arquitetura e engenharia pela versatilidade;

  • Blender: opção que se destaca por ser gratuita e que tem capacidades de modelagem, animação e renderização, além de grande suporte da comunidade open-source;

  • Cinema 4D: a escolha preferida dos profissionais de Motion Graphics por conta de sua fácil integração com o After Effects;

  • Unreal e Unity: duas game engines que permitem a criação de animações interativas em tempo real, além de permitirem a geração de animações de modo procedural, com uso de programação.

programas de apoio

Programas de apoio são aqueles que podem não estar diretamente associados ao processo de animação. Contudo, são muito utilizados na indústria para a realização de atividades inerentes à criação de animações,
como o desenvolvimento de texturas e finalização.

  • Marvelous Designer

  • Adobe Substance

  • Quixel Mixer

  • Autodesk Mudbox

  • Pixologic Zbrush

  • Adobe Premiere Pro

  • Blackmagic DaVinci Resolve

  • Foundry Nuke

Vale ressaltar que os programas usados no processo de animação podem ser bastante versáteis. Além disso, as mesmas ferramentas geralmente podem ser encontradas em softwares diferentes. No final das contas, o que acaba definindo a escolha é a preferência ou a exigência do local em que se trabalha.

Como sugestão, fica a dica de conhecer e experimentar alguns desses programas (e outros). Dessa forma, é possível ficar familiarizado com as diversas ferramentas usadas pelos profissionais da área de animação.

O curso de animação: Como é a graduação?

Processo de criação de uma animação

Desenhos para animação (fonte: Shutterstock)

Aluna do curso de animação

Laboratório em aula de animação (fonte: Shutterstock)

O que o estudante aprende na graduação de design de animação?

Analisando a grade curricular dos cursos de Design, é possível perceber uma série de disciplinas que eles têm em comum. Isso significa que, não importa qual curso de animação o estudante escolha, lá ele vai se deparar com matérias como essas:

  • Fundamentos de design e animação;

  • História do design e animação;

  • Animação clássica;

  • Comunicação;

  • Criação de histórias e roteiros;

  • Desenho prático e aplicado;

  • Animação digital.

Como ingressar em um curso de animação?

Para fazer um curso de animação, o estudante precisa ser aprovado em um vestibular para a faculdade ou universidade pretendida. Nos links acima, você pode conhecer mais a respeito do processo seletivo para ingressar em cada uma das instituições de ensino mencionadas.

Esperamos que você tenha gostado do nosso texto e que tenhamos conseguido te ajudar a aprender um pouco mais sobre a área de animação!

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