publicitários trabalhando

Publicitários tomando decisões (fonte: Elearner Blog)

Você certamente convive com publicidade e propaganda no seu dia a dia. Ela está presente nas ruas, nos outdoors, nas placas, nos panfletos. Ela também está dentro da sua casa, nos comerciais de TV ou nos anúncios em sites que você acessa. Aliás, ela está sempre por perto: é só usar seu celular e ver os anúncios publicitários nas redes sociais e aplicativos que você usa.

Publicidade e propaganda fazem parte da nossa vida diariamente. Elas funcionam como combustíveis do mercado de consumo, para que as pessoas conheçam e se relacionem com as marcas.

Porém, elas também têm um papel cultural, influenciam hábitos e comportamentos e entram nas conversas cotidianas. Afinal, quem nunca deu risada com um comercial de TV ou comentou sobre o vídeo de uma marca nas redes sociais? Portanto, essa atividade profissional não está relacionada apenas à venda de produtos ― ela é parte da nossa cultura.

Agora, se você tem interesse em conhecer melhor essa área de trabalho e seguir carreira nela, acompanhe este artigo para saber mais sobre publicidade e propaganda!

O que é publicidade e propaganda?

Publicidade é a atividade profissional que envolve a difusão de marcas, produtos e serviços em veículos de mídia, com o objetivo de alcançar e persuadir o público. Embora envolva diversas profissões, essa atividade é exercida principalmente pelo publicitário, que é o profissional formado no curso de Publicidade e Propaganda.

Publicidade e propaganda, portanto, também é uma área de conhecimento, situada dentro do campo das ciências sociais aplicadas. Ela pode ser estudada na perspectiva da Comunicação Social ou da Administração (dentro da área de Marketing).

Publicidade x Marketing

Agora, talvez você se pergunte: qual é a diferença entre publicidade e marketing? Muitas vezes, esses conceitos são usados como sinônimos.

Porém, a publicidade deve ser entendida como uma das atividades do marketing. A publicidade é responsável por difundir uma mensagem ao público para gerar demanda para a marca. Já o marketing é mais abrangente e envolve todas as estratégias de geração de valor pela empresa no mercado.

Publicidade x Propaganda

Também há outra pergunta bastante comum: e a diferença entre publicidade e propaganda, qual é?

Um entendimento corrente é que a publicidade é apenas comercial, enquanto a propaganda envolve causas e ideologias. Mas, segundo as Normas Padrão da Atividade Publicitária, elas são a mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços por parte de um anunciante identificado.” 

Time de publicidade e propaganda

Time de publicitários em uma empresa  (fonte: Hispamedia)

História da área de Publicidade

Publicidade e propaganda já fazem parte do nosso dia a dia há muito tempo, pois a história da publicidade começa muitos anos atrás. Imagine que, nos primórdios do comércio, em tempos antigos, os feirantes já adotavam estratégias para chamar a atenção do público e vender os seus produtos.

Essa prática de difundir mensagens com a intenção de persuadir o público ganhou ainda mais força com a invenção da tipografia por Gutenberg. Com isso, surgiram os primeiros veículos de comunicação ― os jornais ― e os primeiros anúncios publicitários.

Mas foi nos Estados Unidos que a publicidade encontrou o seu grande mercado. Na época da recessão, após a Crise 29, o governo usou a propaganda para difundir o american way of life e estimular o mercado consumidor. E, assim, a publicidade viveu seus tempos áureos, criando o maior mercado de consumo do mundo.

Nesse contexto, as décadas de 20 e 30 viram surgir os principais meios de comunicação do século. A TV e o rádio se tornaram populares e impulsionaram a publicidade, que se tornou capaz de alcançar as massas. Em 1941, foi lançado o primeiro comercial de TV da história:

Publicidade e propaganda no Brasil

No Brasil, essas tecnologias demoraram um pouco para chegar. Por aqui, a TV transmitiu suas primeiras imagens na década de 1950, o que também impulsionou a publicidade. Porém, segue uma curiosidade: sabia que o mercado publicitário já existia por aqui? A primeira agência de publicidade do país, chamada A Eclética, foi criada em 1914.

Com o passar dos anos, a publicidade se consolidou no país e exigiu uma organização maior do mercado. Era preciso regulamentar a atividade para controlar as práticas prejudiciais ao consumidor. Assim, em 1965, a profissão de publicitário foi regulamentada e, na década de 1970, o mercado deu os primeiros passos para a criação do Código de Autorregulamentação Publicitária, que é usado até hoje, sob comando do CONAR.

Com o surgimento da internet, já nos anos 1990 e 2000, a publicidade entrou em um novo patamar. A web transformou as relações entre consumidores e marcas e democratizou o uso da publicidade por empresas de diversos portes. Segundo o autor Philip Kotler, estamos na era do Marketing 4.0, da economia digital, em que
a conectividade está transformando o mundo ― e a publicidade também.

Marcos da Publicidade e propaganda

Como é o curso de publicidade e propaganda?

Então, você também quer fazer parte da história da publicidade? Você pode trabalhar na criação dessas peças e campanhas publicitárias que estão no dia a dia das pessoas.

Para isso, então, o ideal é entrar em uma faculdade de Publicidade e Propaganda e cursar um Bacharelado. Esse curso superior é oferecido em diversas faculdades do Brasil, tanto públicas quanto privadas.

O estudante é preparado para não apenas trabalhar nas diversas áreas da publicidade, mas também entender como esse fenômeno cultural afeta a vida em sociedade.

Grade curricular de publicidade e propaganda

Para formar bons profissionais, as faculdades proporcionam discussões sobre a teoria e os conceitos da área, que embasam uma atuação consciente do profissional no mercado de trabalho. Além disso, os alunos também aprendem as técnicas e a prática da profissão em sala de aula e em laboratórios de fotografia, gravação e multimídia.

Podemos citar, entre as disciplinas mais comuns do curso, as seguintes:

  • Teoria da Comunicação;
  • Ética Profissional;
  • Produção Gráfica;
  • Redação Publicitária;
  • Planejamento de Marketing.

O que dizem os professores

A Profª. Amanda Antunes, docente da área, explica a importância de uma formação completa: “O mercado de trabalho na área de publicidade é bastante disputado. Com as transformações tecnológicas e o acesso facilitado aos diferentes e múltiplos canais de comunicação, para se sobressair, o profissional precisa, além do conhecimento técnico, de habilidades e competências amplas.”

É no curso superior em Publicidade e Propaganda, então, que o aluno adquire essa bagagem teórica e técnica para ter sucesso no mercado.

Diretor criativo de publicidade e propaganda

Diretor criativo liderando seu time (fonte: Collab Hub)

Mercado de trabalho e profissões na área de publicidade e propaganda

O mercado de trabalho no Brasil para os publicitários é bastante amplo. A área de publicidade e propaganda está consolidada no país, com grandes agências, nomes reconhecidos em premiações e fortes anunciantes, além de vários cursos superiores.

Se você tem interesse em entrar no mercado de publicidade, saiba que existem muitas opções de colocação, mas também bastante concorrência pelas oportunidades.

As áreas de atuação

O profissional da área pode trabalhar em diversos tipos de empresas, especialmente em agências, anunciantes e veículos, que formam o tripé do mercado publicitário. Além dessas, também existem produtoras, gráficas e outros fornecedores de serviços em que você pode se encaixar.

Dentro dessas empresas, também são diversas as funções que você pode exercer. Para quem gosta de pesquisar e planejar campanhas, as áreas de Atendimento e Planejamento são ideais. Quem gosta de dar vida às campanhas pode trabalhar como Diretor de Arte, Redator ou Diretor de Criação. Para definir onde as campanhas devem ser veiculadas, há a função de Mídia.

Você também pode trabalhar dentro dos veículos de mídia como Contato Comercial. Pode também atuar nas empresas como Analista de Marketing ou se especializar como Analista de Marketing Digital, de Mídias Sociais, entre outras áreas.

Enfim, a área de publicidade e propaganda tem muitas oportunidades para quem deseja seguir carreira como publicitário. Mas a formação superior é uma base essencial para quem deseja se destacar nesse mercado.

Saiba mais sobre carreira e mercado em publicidade

Aprenda também sobre outras carreiras da área criativa

Cadastre-se e receba informações sobre nossos cursos e eventos gratuitos