O design está em alta. A popularização de produtos de grandes marcas que valorizam o design, como a Apple, por exemplo, tem favorecido esse destaque cada vez maior. Mas o que é design? O que um designer faz? Como é a faculdade de design? Entenda o que é design gráfico, saiba quais são os melhores cursos e como está o mercado de trabalho.

Vários tipos de design

Foto de um designer construindo uma logo (Fonte: Shutterstock)

Afinal, o que é design?

Design provém do verbo latino “designare”, que significa designar, desenhar, indicar, simbolizar, representar. Envolve desenvolver soluções e produtos tangíveis e intangíveis para atender as necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. Design não é desenho ou estilo. É conceito.
É projeto.

Por serem duas palavras inglesas e relativamente novas para nós, os termos design e designer costumam causar confusão e dúvida a respeito de seus significados. Chamamos de design a área de atuação, enquanto designer se refere ao profissional da área.

DESIGN GRÁFICO É A MESMA COISA QUE DESENHO INDUSTRIAL?

Algumas vezes os termos design, design gráfico, desenho industrial ou mesmo design de produto são usados sem que entendamos bem do que se trata cada um deles. Design Gráfico não é a mesma coisa que Desenho Industrial, nem Design de Produto.

Design Gráfico

Conhecido também apenas como Design ou Design Digital, envolve a melhoria da comunicação visual através de projetos voltados para diferentes mídias. São os designers gráficos que cuidam do visual de cartazes e livros, websites, aplicativos, e-books, revistas, animações, layout de peças de comunicação para mídias sociais, games e muito mais.

Eles criam também soluções de identidade visual associadas às estratégias de marketing e comunicação das marcas que representam. Ou seja, são responsáveis pela imagem que uma empresa deseja transmitir para o mercado.

Ao trabalharem com mídias interativas, são responsáveis por projetar interfaces e a experiência dos usuários. Nesta profissão, arte é combinada com função para que se atinja determinados objetivos de comunicação. Estes profissionais são responsáveis também pela imagem projetada pela empresa em todas as mídias, razão pela qual, no mundo de hoje, de grande exposição e interatividade, esse profissional é bastante valorizado.

Design de Produto

Trata do projeto de peças e equipamentos industriais, utensílios diversos, objetos, carros, joias, móveis etc. O que o diferencia mais do designer gráfico é que o designer de produto cria objetos tridimensionais, como um monitor de computador, uma cafeteira ou uma cadeira.

Objetos assim não são peças de comunicação, como no caso do design gráfico. Geralmente são utilizados para realizar alguma tarefa específica, e o foco do projeto é bastante ligado a isso.

Faz parte do trabalho do designer de produto otimizar o custo de produção, a ergonomia (relação do objeto com seu usuário), a eficiência para realizar as tarefas propostas, as funcionalidades e até o impacto no meio ambiente, ligado aos materiais utilizados.

Desenho Industrial

Este termo foi usado como denominação mais antiga da profissão, ou das primeiras faculdades de Design no Brasil. Alguns consideram que abrange tanto o design gráfico quanto o de produto. Outros, no entanto, associam o termo ao trabalho de se projetar peças para uso industrial, lidando apenas com o design de produto.

Outros tipos de design

Nos últimos anos, com a crescente valorização do design, surgiram várias facetas ou especializações da faculdade de design, como o design de experiência (UX Design), design de animação (motion design), design de interiores, design de moda e game design. O que há de comum, então, em tudo isso?

O termo “design” compreende todas as áreas de atuação que envolvem projetos e o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. A utilização dos processos, práticas e conceitos do design, cada vez maior e em mais áreas, tem levado à criação de novas profissões e cursos, cada um voltado para tipos de projetos e soluções específicos, de acordo com a natureza do problema que resolvem.

Um bom exemplo disso é a área de game design, que surgiu graças ao grande desenvolvimento do mercado de jogos eletrônicos, que hoje já gera mais receitas por ano que as indústrias do cinema e da música. Algumas faculdades já oferecem, na graduação, o curso de Jogos Digitais, voltado a formar profissionais que atuam nas diversas etapas da produção de games. Há também, na graduação, o curso de Produção Multimídia ou o curso de Animação, para quem quer trabalhar com animação, design de personagens e modelagem 2D e 3D.

Na próxima seção, vamos te ajudar a entender melhor o que um designer faz, dando ênfase ao papel do designer gráfico. Para maiores informações sobre as diferentes formas de se trabalhar com design, temos um artigo só sobre isso.

Ilustrador trabalhando com design digital

Foto de um ilustrador criando um layout (Fonte: Shutterstock)

O QUE FAZ UM DESIGNER?

Como já dissemos, os designers gráficos atuam criando soluções para problemas de comunicação.
Algumas das principais atividades desempenhadas são:

  • Desenvolvimento de projetos para mídia impressa, como flyers, folders, cartazes e outdoors;

  • Diagramação de textos, definição da aparência e do formato de livros, páginas de jornais e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel);

  • Criação e produção de animações para o meio digital;

  • Criação de identidade visual para marcas, tanto para as mídias digitais como para qualquer tipo de impresso;

  • Criação de sites, layout para blogs, banners para a internet;

  • Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e outras peças para diferentes mídias, inclusive para mídias sociais;

  • Desenvolvimento de interfaces e design de experiência para aplicativos, websites e softwares em geral.

Há trabalho tanto para os designers que desejam se especializar em uma dessas atividades quanto para aqueles que preferem atuar de forma mais geral, realizando várias delas. É fundamental entender que o grande diferencial que um designer bem formado traz para seus clientes é a capacidade de, usando os processos, técnicas e conceitos do design, elaborar soluções pertinentes, inovadoras e criativas, que realmente fazem diferença. A seguir, falamos um pouco mais do mercado de trabalho para designers.

O campo de atuação do profissional de design no mercado é muito amplo, pois o design está presente em praticamente tudo que utilizamos e consumimos. O designer pode trabalhar dentro de uma empresa ou como freelancer.

Como é o mercado de trabalho EM DESIGN?

Designers freelancers são profissionais liberais que trabalham de forma autônoma e prestam serviços para empresas e pessoas por um período determinado.

O designer, porém, também pode atuar em agências de publicidade, editoras, produtoras de vídeos, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, empresas de embalagens etc.

Como ocorre em outras áreas, o designer também precisa se manter atualizado para que continue conquistando o mercado. Como seu papel é projetar soluções inovadoras, ele nunca pode parar de aprender, mesmo após a conclusão do curso de Design. Desenvolver sensibilidade sobre o mundo ao seu redor e atualizar-se nas ferramentas e processos da área é a obrigação de todo designer. Para quem realmente abraça a área, este também é um dos maiores prazeres da profissão.

E por falar em processos da área, uma metodologia que surgiu com o design e hoje pode ser encontrada em diversas outros setores é o design thinking. Quer entender o que é isso? É só continuar lendo!

Designer trabalhando com paleta de cores

Designer trabalhando com paleta de cores (Fonte: Justcreative)

O que é “Design Thinking”?

As tendências mudam rapidamente e alguns conceitos, com o tempo, sofrem modificações. O design surgiu no século XIX, mas a metodologia “design thinking” só foi introduzida em 1969, no livro The Science of the Artificial, do genial Herbert A. Simon. E apenas em 1973 ela foi mais elaborada na Engenharia, no livro Experiences in Visual Thinking, de Robert McKim.

Apesar de não ser uma profissão em si, o mercado de trabalho tem solicitado cada vez mais o design thinking. Como a professora Adriana Melo explica, design thinking é uma metodologia que aplica ferramentas do design para solucionar problemas complexos ou para “chegar a soluções inovadoras”. Entre outros aspectos, posiciona as pessoas no centro do processo, do início ao fim, compreendendo a fundo suas necessidades. Propõe o equilíbrio entre a inovação e o risco.

"Enquanto o design gráfico veio para resolver problemas de comunicação e o design de produto para lidar com questões da Revolução Industrial, o design thinking surgiu para solucionar, entre outros, os desafios gerados pela era da informação: concorrentes a um clique de distância, necessidade de inovação, produto como um serviço..."

Qual é a metodologia do design thinking?

 
Fazem parte da metodologia “etapas” como a imersão, a cocriação e a prototipação:
 
  • Na fase de imersão, o objetivo é conhecer a fundo as necessidades do cliente.
  • Já na cocriação, designers, seus clientes e os usuários finais dos clientes interagem para a geração de ideias e inovações.
  • Por fim, na prototipação, ideias mais promissoras são postas em prática e testadas em pequena escala, o que permite seu aprimoramento com controle de riscos e custos.

Essas três etapas não são necessariamente lineares. As ferramentas devem ser utilizadas de acordo com as necessidades de descoberta que vão surgindo durante o processo.

Onde atuam os profissionais dessa área?

Os profissionais que se especializam na área podem atuar em vários segmentos e têm sido muito valorizados.
É recomendável que a metodologia seja aplicada por designers ou profissionais plenos ou seniores, por exigir experiência com liderança, já que muitas vezes este profissional terá que lidar com pessoas de diferentes cargos e áreas.

O design thinking é cada vez mais estudado pelos designers e está presente nas melhores graduações da área.

Equipe trabalhando com design thinking

Ilustração de um time organizando post-its em um quadro (Fonte: Shutterstock)

QUANTO GANHA UM DESIGNER?

Dá para ficar rico como designer? Se levarmos em conta casos extremos, é claro que sim. Há designers famosos, nas diferentes especialidades, que conseguem grande destaque e valorização profissional. Geralmente, porém, a satisfação do designer vem mais do prazer no seu ofício e no que cria do que na pura realização financeira.

Em outras palavras, como designer não há muitas oportunidades para você fazer um concurso, tornar-se promotor ou juiz e ganhar mais de R$ 20.000 por mês, como há na graduação de Direito. Ou de cobrar mais de R$ 500 por uma hora de trabalho, como ocorre com vários médicos. Por outro lado, você tem muita satisfação com os trabalhos que executa e o portfólio que constrói. E, claro, dependendo da sua experiência, especialização e tipo de clientes, dá para viver muito bem como designer.

Qual é o salário médio de um designer?

De acordo com o site Glassdoor, o salário mensal médio de um Designer Gráfico no Brasil é de R$ 2.200, aproximadamente, variando bastante entre os estados. O valor também muda de acordo com os anos de experiência do profissional. Porém, dependendo da época e das necessidades do mercado, pode haver vagas para designers que pagam mais de R$ 6.000.

O designer também é, muitas vezes, um empreendedor. E, como dissemos acima, os valores também variam de acordo com a especialização e os clientes. Então, na verdade, há muita oportunidade para realização financeira na área.

São várias oportunidades em diferentes áreas e esse é um ponto muito favorável para o mercado. Por lidar com projetos, basicamente, o designer pode atuar em diversas empresas, agências e startups, como também pode se manter no mercado como freelancer e empreendedor. Logo, a criatividade e a inovação nesta profissão são aliadas tanto no modelo de trabalho do designer quanto em seus projetos.

Como é a faculdade de design?

Agora que você já sabe o que é design, o que faz um designer e até já conheceu algumas das tendências da área, está pronto para entender melhor como é a faculdade de design. Também vamos falar um pouco sobre o perfil do aluno, notas de corte e até sobre os salários na área. Aproveite a leitura!

O que o aluno estuda numa faculdade de Design?

O designer trabalha com projetos. Cria soluções que resolvem os mais variados problemas, como já mencionamos. Portanto, em uma boa graduação, o que você mais vai aprender é projetar e criar soluções. O designer desenvolve padrões estéticos e conecta arte e função por meio de metodologias de trabalho. Um bom curso de design forma o aluno pelo estudo e pela prática dessas metodologias, conceitos e ferramentas.

Você aprende, por exemplo, a projetar uma boa experiência para os usuários de um site na Web, visando atingir os objetivos de negócio de quem te contrata. Isso é feito estudando e vivenciando conceitos de percepção visual, tecnologia web, arquitetura da informação, processos de trabalho, entre outros.

Também é necessário praticar, vivenciar e aprender a usar as ferramentas necessárias, principalmente os softwares, que seriam, no exemplo do site, o WordPress, o Figma ou o Adobe XD. 

Portanto, em uma faculdade de design, há disciplinas de metodologia de desenvolvimento de projetos, conceitos diversos sobre arte, percepção visual e comunicação. Você também aprende a utilizar as ferramentas necessárias para a criação e implementação de soluções.

Aluna de design gráfico

Foto de uma aluna fazendo trabalho dentro da sala de aula (Fonte: Shutterstock)

Preciso saber desenhar para fazer o curso de Design?

Aqui, cabe um comentário para te ajudar a refletir se a faculdade de Design é para você ou não. Não é o fato de você saber ou não ilustrar ou desenhar bem que define se você será um bom designer. Talvez o mais necessário, nesse lado artístico, seja a habilidade de pensar visualmente, de assimilar e aprender visual e esteticamente.

O bom designer normalmente é um apreciador de arte. Gosta de entender os detalhes que fazem a beleza de um objeto. É curioso e busca entender mais sobre os fundamentos da arte. Ou seja, é uma pessoa que, a partir dessa curiosidade, desenvolve o bom gosto e a capacidade de apreciação e análise estética.

Em outras palavras, é comum ouvirmos que designers são pessoas mais visuais, que têm a percepção visual bem aguçada. Geralmente querem entender como as melhores peças foram criadas. O bom designer se preocupa em analisar e explicar peças produzidas, tem prazer em fazer isso. Este interesse, na medida em que o designer amadurece, engloba não apenas os softwares usados, que são importantes, mas também as questões visuais, estéticas e, principalmente, funcionais, bem como o interesse pelo processo de trabalho e, até mesmo, pela história da arte.

Para quem gosta desse conteúdo, estudar numa boa faculdade de Design é algo muito prazeroso. Lá o aluno cria e aprende o tempo todo, cada vez mais profundamente, sobre este universo que mistura arte, criação e objetivos claros a serem alcançados. 

Quais são as disciplinas cursadas na faculdade de Design?

Na grade curricular, também chamada de matriz curricular, disciplinas como, entre outras:

  • Tipografia;
  • História da arte;
  • Percepção visual;
  • Teoria da cor;
  • Metodologia de projetos de design;
  • Fotografia;
  • Edição de imagens;
  • Ilustração.

Esses conceitos são aplicados, por exemplo, em projetos de criação e diagramação de peças gráficas como cartazes e folders, websites, motion graphics, aplicativos ou no desenvolvimento de identidades visuais, quando o designer é responsável pela imagem que a empresa vai transmitir ao público. Tudo isso para diferentes clientes, com diferentes objetivos e escolhas estéticas.

O aluno também aprende a dominar ferramentas como Photoshop, Illustrator, InDesign e outras. A trajetória em uma graduação deste tipo é, simplesmente, apaixonante!

O curso de Design é mais prático ou mais teórico?

Normalmente, a faculdade de design é uma graduação mais prática do que teórica. Da mesma forma que os artesãos de antigamente aprendiam com seus mestres diretamente nas oficinas, estudantes de Design também aprendem com seus mestres, só que nas salas de aula e laboratórios. Lógico que há muitos momentos de estudo e aprendizado de conceitos e teorias, mas o foco do curso de Design costuma ser a aplicação, aprender o ofício vivenciando-o.

Onde posso cursar Design?

Algumas das instituições que oferecem cursos de Design no Brasil são a Unip, UEMG, Esdi/UERJ, UFRJ e ECDD/Infnet. Além da localização geográfica e do preço, os cursos possuem diferenças que aconselhamos que o estudante interessado procure conhecer.

Por exemplo, há cursos mais alinhados com o design digital que outros, cursos com mais prática em laboratório que outros, cursos mais generalistas que outros, cursos mais voltados para pesquisa e teoria, entre outras características. Vale a pena o estudante procurar conhecer bem cada um deles.

Aluno de ilustração

Foto de um aluno estudando rostos para seu desenho (Fonte: Shutterstock)

Quais são as notas de corte para a faculdade de Design?

Para participar de programas oferecidos pelo governo, como o SISU, o FIES e o PROUNI, é interessante conhecer as notas de corte para a faculdade de design gráfico. O SISU está ligado ao ingresso em instituições públicas, enquanto que o FIES e o PROUNI, em instituições particulares com financiamento subsidiado ou bolsa. Essas notas de corte indicam o resultado mínimo que você tem que atingir no Enem para participar desses programas. Veja a seguir a compilação, que retiramos do site Quero Bolsa.

Notas de corte médias para Design Gráfico no Brasil:

  • SISU: 708,03

  • FIES: 567,80

  • PROUNI: 647,30

Essas notas de corte não são baixas. São mais altas que as de alguns cursos mais populares, talvez porque a oferta de cursos na área de design não seja tão grande assim. Por outro lado, também levam a entender que estudantes de Design tendem a ser pessoas acima da média, o que sempre é algo interessante. Então, se você gostou da ideia de estudar Design, mãos à obra nos estudos!

Faz diferença fazer uma faculdade de Design?

Lembre-se de que ter uma graduação na área certamente será um diferencial, não apenas para você se destacar no mercado, mas também para aprender mais. Como dissemos neste texto, não há dúvida de que estudar design é muito prazeroso. E, mais do que isso, passar alguns anos em contato diário com mestres e outros aprendizes da área será uma experiência que mudará sua vida. Após uma graduação em Design, você passa a ver o mundo de outra maneira e aprende um modo diferente e único de pensar.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você. Se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário. Nós amamos design e queremos ajudar você a fazer a melhor escolha.

Saiba mais sobre carreira e mercado em design digital

Aprenda também sobre outras carreiras da área criativa

Cadastre-se e receba informações sobre nossos cursos e eventos gratuitos